CONISUD realiza reunião no município de Juquitiba para tratar sobre a “Segurança nas Escolas”.

Abril 14, 2023 COMUNICAÇÃO

Na última sexta-feira (14) o CONISUD realizou reunião no município de Juquitiba para tratar sobre a segurança nas escolas da região. O encontro aconteceu no salão de eventos do Hotel Juquiti.

A reunião foi aberta pelo presidente do CONISUD, prefeito Ayres Scorsatto, de Juquitiba que chamou a atenção para o momento delicado que estamos atravessando e a importância e força do Consórcio.

Compuseram a mesa as autoridades dos municípios que integram o Consórcio: São Lourenço da Serra, o prefeito Felipe Seme Amed; Cotia foi representada pela Vice-prefeita Ângela Maluf, Embu das Artes o Sr. Usiel Matos, Secretário Adjunto de Educação; Itapecerica da Serra o Sr. Luiz Gustavo Lacerda Marani da Secretaria de Segurança Pública; Vargem Grande Paulista o Sr. Silvio Henrique Oliveira – Comandante da Guarda Municipal, o Sargento Miranda Ferreira, da polícia militar, o Dr. Ivan Rosas Teixeira, delegado de polícia do município de Juquitiba e Brigida Sacramento, Secretária Executiva do Conisud.

Cotou a participação em massa dos secretários municipais da Educação, diretores e professores da região, bem como do legislativo.

O Dr. Hélio Bressan, delegado de polícia da SECCIONAL de Taboão da Serra, explanou sobre as medidas para manter a segurança no ambiente escolar, esclarecendo a atuação da polícia no cenário atual. Disponibilizou o número do seu celular para que os diretores e as diretoras o acionem em qualquer situação suspeita. Que evitem colocar em redes sociais qualquer fato ou fake para evitar pânico desnecessário. Que tanto a polícia civil como a militar estão mobilizadas. Participou da palestra a Dra. Lyvia Saporito, delegada de polícia do município de São Lourenço da Serra que vem fazendo palestras nas escolas da cidade.

O Dr. Claudionor Miranda Ferreira – 1º Sargento do 25º Batalhão da 2ª Cia do Estado de São Paulo, informou sobre o aplicativo 190 SP Emergência o qual foi atualizado com a opção Segurança Escolar, além do Grupo de WhatsApp da Ronda Escolar e Diretores das Escolas.

Também se fizeram presentes representantes do Conselho Tutelar de Juquitiba, Conselho Municipal de Educação de Juquitiba (CME), Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Juquitiba (CMDCA). Presidente e diretores da ACISE - Associação Comercial Industrial e Serviços de Embu das Artes e Região.

ORIENTAÇÃO:

Notificar de imediato a polícia qualquer fato diferente que percebam. Observar alunos que apareçam com roupas diferentes, os que perguntam muito ou se isolem, que se interessem por armas, jogos violentos, etc.

Envolver os pais na comunidade escolar, acolher. Solicitar que vejam periodicamente a mochila do filho, mudança no comportamento, dentre outros.