CONISUD NA RECEITA FEDERAL

Dezembro 15, 2023 COMUNICAÇÃO

Em 15/12pp o CONISUD por meio de seus prefeitos, da sociedade civil, estiveram em reunião com a Dra. Márcia Cecília Meng, Superintendente Regional da Receita Federal da 8ª Região Fiscal São Paulo, em agenda organizada pela deputada federal, Eli Santos, para a instalação de um Porto Seco na região Sudoeste, no entroncamento entre São Lourenço da Serra e Itapecerica da Serra. Foram apresentadas as razões que justificam a implantação do Porto Seco:

• Desenvolvimento Econômico Sustentável da região com benefícios aos municípios, governo Estadual e Federal;
  • Geração de emprego e renda para aproximadamente 3,5 milhões de pessoas da região e entorno;
  • Eixo Regis Bittencourt, Rodoanel sentido Paraná, Mercosul;
  • Existência de empresas Importadoras e Exportadoras, dentre elas os Setores químicos e farmacêuticos;
  • Armazéns gerais e logística;
  • Redução do trânsito na BR116 e Rodoanel com redução de acidentes;
  • Ausência de restrições ambientais e redução da emissão de gazes poluentes.

A Dra Márcia considerou o projeto apresentado excelente, porém, esclareceu que com a modernização que já estão realizando, o Desembaraço na chegada dos produtos no País é uma realidade, quase 97%. Que é necessário ter um estudo de viabilidade para definir o modelo de negócios. Dependendo do modelo não será necessário a receita. O presidente da Acise, Ivo Farias, disse que a ACISE irá contratar uma empresa especializada para realizar o estudo. A Deputada Eli, agradeceu pela reunião, que a mesma foi sugerida pelo Ministro de Portos e Aeroportos.

Participaram os prefeitos: Ayres Scorsatto, presidente do Conisud; Felipe Amed, São Lourenço da Serra; Francisco Nakano, Itapecerica da Serra; Brigida Sacramento, Secretária Executiva; Ivo Farias, presidente da ACISE e Roberto Terassi, Diretor, Francisco Marques, prefeitura de Embu das Artes, Adriana, assessora técnica da Receita.