NEWS RECICLA CONISUD

Março 22, 2024 COMUNICAÇÃO

RECICLA CONISUD: RESULTADOS EXPRESSIVOS E PLANO DE AÇÃO PARA 2024 FEVEREIRO DE 202 4
VOL. 1 2 23/02/2024

A Assembleia de Prefeitos do CONISUD, realizada em 23 de fevereiro, reuniu os líderes das cidades consorciadas para apresentar o panorama de ações de 2023 e o plano de ação para o último mês do projeto.

Resultados de 2023:

* Recolhimento de +800 toneladas de resíduos:
um aumento significativo em comparação com 2022, demonstrando o sucesso das iniciativas do CONISUD na gestão de resíduos sólidos.

* Aumento de 62% na coleta:
um resultado que evidencia o compromisso do consórcio com a coleta seletiva e a sustentabilidade.

Ações por cidade:

A Assembleia também destacou as ações específicas realizadas em cada cidade do consórcio, incluindo:
* Implantação de novos programas de coleta seletiva
* Aquisição de novos equipamentos para coleta e reciclagem
* Realização de campanhas de conscientização ambiental

Plano de ação para 2024:
O plano de ação para o último mês do projeto no consórcio inclui:

* Conclusão das ações em andamento

* Avaliação dos resultados do projeto

* Elaboração de um plano de sustentabilidade para o futuro O CONISUD está comprometido com a gestão eficiente e sustentável dos resíduos sólidos na região. Os resultados expressivos de 2023 demonstram o sucesso das iniciativas do consórcio e o plano de ação para 2024 garante a continuidade do trabalho em prol da sustentabilidade.

REUNIÃO INTERATIVA EM SÃO LOURENÇO DA SERRA

27/02/2024

Recicla São Lourenço da Serra: Um futuro mais verde para o municipio! Na última quinta-feira, dia 27 de fevereiro, o Prefeito de São Lourenço da Serra se reuniu com a Espaço Urbano e as secretarias de Obras, Meio Ambiente, Educação, Planejamento, Turismo e Esporte para discutir o desenvolvimento do Projeto Recicla São Lourenço da Serra. Foi discutido em reunião sobre o desenvolvimento do Projeto Recicla São Lourenço da Serra, bem como sobre a formalização da coleta seletiva e criação de decreto voltado à temática. Com este encontro visa-se ampliar o desenvolvimento do Recicla São Lourenço da Serra, a partir de ações de mobilização Social e Gamificação.

O projeto Recicla Cidade, em parceria com o Conisud, tem o prazer de anunciar a criação da Câmara Técnica de Cooperativas de Reciclagem. Essa iniciativa inovadora representa um marco importante para o setor da reciclagem, pois reúne cooperativas de todo o país para compartilhar conhecimentos, experiências e desafios,
além de promover o desenvolvimento conjunto de soluções para fortalecer o setor.

A Câmara Técnica funcionará como um espaço de diálogo e colaboração, onde as cooperativas poderão:
* Compartilhar dificuldades e desafios: A troca de experiências entre as cooperativas permitirá identificar problemas comuns e buscar soluções conjuntas, otimizando recursos e esforços.

* Desenvolver soluções conjuntas: Através da colaboração e do trabalho em equipe, as cooperativas poderão desenvolver soluções inovadoras para os desafios do setor, como a falta de mão de obra qualificada e a dificuldade de acesso a novos mercados.

* Fortalecer a representatividade do setor: A união das cooperativas em um único espaço fortalecerá sua representatividade e voz nas decisões políticas e econômicas que impactam o setor da reciclagem.

Um futuro mais sustentável para a reciclagem
A criação da Câmara Técnica de Cooperativas de Reciclagem é um passo muito importante para a construção de um futuro mais sustentável para o setor. Através da união, colaboração e profissionalização, as cooperativas podem fortalecer sua atuação e contribuir para a construção de um sistema de reciclagem mais eficiente, inclusivo e justo.
Neste evento, também foi realizado o último módulo do Curso Cooperando, onde também foi entregue aos cooperados das cidades participantes o Certificado de Gestores ambientais e de participação no Projeto Recicla Conisud.

AS AÇÕES FUTURAS PARA O MÊS DE FINALIZAÇÃO INCLUEM:
Troca solidária na Feira de Expositores de Embu das Artes . CONISUD Revela Sudoeste, com gestão de resíduos e premiação para pessoas que entregarem seus resíduos; . Sorteio da campanha "Seu Reciclável vale um iPhone; . Inauguração da Loja Eco Troca "Pense Verde" em Itapecerica da Serra; . Evento de finalização do projeto.